Tuesday, July 24, 2018

Mulheres como objecto de vida e arte contemplativa ao longo da história mundial

Ao longo dos anos que vou vivendo nesta "coisa" chamada vida sempre comuniquei mais com mulheres como um ser misterioso que se assemelha em tudo à mãe natureza devido aos seus estados hormonais, de fertilidade e de imaginação entre muitos outros.
 Uma mulher consegue destruir um homem com facilidade?
 Lógico que sim e a história recente da humanidade comprova-o como os casos flagrantes da actriz norte-americana Marylin Monroe com o presidente norte americano John F. Kennedy ou a administrativa Monica Lewinski num caso com outro presidente do mesmo país chamado Bill Clinton.
 Tendo tudo isto em mente, sempre vi a mulher como algo fascinante e que deve ser objecto de atenção, protecção e carinho e que sempre foi um bom veículo para a Arte a nível Mundial.
 Logo por vezes uma narrativa tão simples com o tema "somente os amantes ficam vivos" acaba por ser algo complexa num conceito de amizade e inclusive familia com o papel do sexo feminino na história da Humanidade.
 A minha belíssima amiga italiana Antonella Adamo que desempenha vários personagens na sua vida profissional, quando esteve comigo fisicamente na cidade onde nasci falava-me de um personagem que tinha criado no passado inspirado no filme "Cisne negro" de 2010 do realizador Norte Americano Darren Aronofsky e interpretado pela actriz também Norte Americana Natalia Portman numa análise bem profunda à psicologia feminina e ao interior da mesma através de sonhos, constantes metamorfoses de corpo, alma e espírito ou pesadelos num constante vai e vem de emoções e sensações. 

Um belo cisne negro interpretado pela minha amiga italiana Antonella Adamo 

 Por vezes fico um pouco "perdido" entre o que é sonho, ficção, memórias ou realidade quando comunico com mulheres e que são mulheres astutas e guerreiras que me voltam a colocar sempre na estrada perdida, que acaba por ser, todo o ser humano do sexo oposto ao meu e que acaba várias vezes por desempenhar vários papéis nesta vida, tais como: mãe, amiga, amante e acima de tudo companheira.
 Sempre valorizei e muito as mulheres e crianças que irão ser o nosso futuro nesta nova sociedade de uma suposta "fama" ilusória que qualquer rede social fornece a membros de ambos os sexos, onde o sexo masculino continua a ser aquele que procura o oposto e o feminino aquele que escolhe o mesmo (observo aqui mais um paralelismo entre a mãe natureza que faz a escolha de quem nasce ou morre ou de como poderá estar a temperatura no ecossistema deste planeta azul).
 Outras vezes é um pouco complicado para um ser humano do sexo masculino processar todos os pontos fortes e fracos do sexo oposto, mas existe algo que é demasiado forte no mesmo e que se manifesta no corpo, no coração e na mente que é o facto de serem mães e tudo isto muda a forma como a sociedade vê uma mulher assim que é forte, resistente e guerreira e que se assemelha aos membros dos antigos povos nórdicos da Europa que destruiram o império romano.
 Logo, no meu simples entender, há que proteger e valorizar muito uma mulher que seja mãe de uma criança que hoje é o nosso presente e amanhã será o nosso futuro.


Mulheres e crianças acabam sempre por ser a coisa mais importante da vida 



A mulher como elemento figurativo e contemplativo nas artes, faz com que os artistas no seu subconsciente se recordem das mesmas não só devido à sua beleza fisica, mas sim também à sua semelhança com a mãe natureza, pois ser artista (na minha humilde opinião) é ser quase um ser celestial que observa seres vivos em comunhão com a natureza em todas as vertentes artísticas pelas quais, os mesmos se regem ou nas condições atmosféricas nas quais se encontram.

Mulheres como objecto de arte contemplativa - parte 01

Mulheres como objecto de arte contemplativa - parte 02


Tentando ser um simples membro do sexo masculino que carrega consigo o "peso" de ter nascido na mais bela cidade do mundo com uma fantástica arte que é a calçada e o azulejo português faz sentido na minha mente que os meus lápis, canetas ou cigarreiras tenham estes mesmos motivos, pois estes fazem parte da essência da terra onde nasci.
 Ao dedicar-me de corpo e alma ás artes (sejam elas quais forem), é lógico que carregue um pouco da minha essência. 
 Adoro o personagem Corto Maltese do mestre Italiano Hugo Pratt e a vinheta abaixo postada que tem um magnifico diálogo do mesmo para com um corvo a quem vai dizendo isto:
"E de todos os sonhos que tive, tu és a única coisa concreta que tenho" e vou pensando nesta frase enquanto desenvolvo projectos com ajuda de artistas internacionais.


Uma simples cigarreira, canetas, lápis e um marinheiro de seu nome Corto Maltese criado pelo mestre italiano Hugo Pratt que fala com corvos



A música é algo que influencia e muito um qualquer ser vivo, a criação de mitos vivos faz com que esta seja uma arte que é movida por sentimentos e estados emocionais.
 Se os músicos que desempenham esta arte forem femininos e belos como a baixista da banda Russa Messer Chups de seu nome Svetlana Zombierella Nagaeva, faz com que a música de uma banda simples de psychobilly como esta, seja algo mais que mera música com a ajuda da imagem de uma mulher bela do século XXI com um personagem bem desenvolvido de seu nome Zombierella, no qual tento desenvolver conceitos artísticos num projecto de um livro a ser publicado a nível internacional com a ajuda de vários artistas internacionais e da própria Svetlana em relação á imagem da sua personagem anteriormente mencionada.


Zombierella desenhada pelo meu amigo e artista Japonês John Kurokawa

A minha amiga e excelente baixista Zombierella da banda psychobilly russa Messer Chups
Sempre pensei para mim mesmo que tudo pode influenciar um qualquer projecto, pois toda a arte criada (na minha opinião) acaba por ter sempre uma qualquer influência com histórias narradas, seja o caso do meu amigo e magnifico artista sueco Lars Erik Sjunesson com o seu personagem Ake Ordur ou até os The Endless criados pelo escritor britânico Neil Gaiman com quem tive o prazer de conhecer e falar pessoamente em 2004, num processo contínuo de busca de conhecimento da minha parte.

O Personagem Ake Ordur criado pelo meu amigo e artista sueco Lars Erik Sjunesson e os The Endless criados pelo escritor britânico Neil Gaiman
Existem filmes que mostram com coragem e personalidade a excelência do sexo feminino como "Amateur" de 1994 do realizador norte-americano Hal Hartley que os realiza sem um argumento previamente escrito e este filme protagonizado pelo actor Martin Donovan e a actriz romena Elina Lowensohn acabam por demonstrar o estado amnésico no qual um membro do sexo masculino pode ficar devido ao poder que o sexo feminino sempre teve na Humanidade.
 Com uma banda sonora invejável editada pela Matador Records com as canções e bandas musicais abaixo mencionadas e que falam de coisas aparentemente simples como a mãe natureza, a mulher ou a comunicação.

01 Aquanettas, The Mind Full Of Worry 
02 My Bloody Valentine Only Shallow 
03 PJ Harvey Water 
04 Red House Painters Japanese To English 
05 Yo La Tengo Shaker 
06 Bettie Serveert Tom Boy 
07 Liz Phair Girls! Girls! Girls! 
08 Jesus Lizard, The Then Comes Dudley 
09 Pavement Here Original Score 


Banda sonora do filme "Amateur"do realizador norte americano Hal Hartley
Filmes são supostamente uma mescla de todas as artes combinadas e neste post decidi mencionar dois que são do melhor que já assisti em toda a minha vida:
 "E a tua mãe também" de 2001 do realizador Mexicano Alfonso Cuarón onde de uma forma muito resumida uma mulher (interpretada pela magnifica e belíssima actriz Espanola Maribel Verdú) que sabe que está nos seus últimos dias de vida, decide esquecer toda a sua vida e terminar a mesma com alegria e magia no México através da sua simplicidade e beleza.
 "2046" de 2004 do realizador chinês Wong Kar Wai acaba por ser uma (des)continuação do seu filme anterior de 2000 "Disponível para Amar" onde um casal se encontrava de forma furtiva, sendo a mulher comprometida e o homem um simples escritor.
 Em "2046" este mesmo escritor acaba por se perder a nível emocional com várias mulheres, mantendo intacta a memória da relação que tinha tido no já mencionado "Disponível para Amar" e onde o passado se mescla com o presente nas suas memórias e recordações.
 O sexo feminino sempre foi mais que uma mera contemplação de arte, sendo uma percussão/veículo condutor de todas as artes.

Edição francesa do filme "2046" do realizador chinês Wong Kar Wai e Portuguesa do filme "E a tua mãe também" do realizador Mexicano Alfonso Cuarón  


Sabendo eu da importância e do poder que um projecto tão simples/complexo como é o caso do livro baseado na personagem Zombierella (do qual já escrevi um pouco acima) com a ajuda de artistas internacionais, decidi imprimir algumas trabalhos artísticos em canecas personalizadas de artistas que me ajudam no mesmo, devido ao facto de eu necessitar de ter algo físico para reter na minha memória neste projecto.
 Os artistas que escolhi para personalizar estas mesmas canecas que serão simples canecas para eu beber café, chá ou água foram o Italiano Stefano Zattera, o Espanhol Ruben Pellejero (devido a terem-la desenhado na cidade onde nasci) ou a turca Ayse Maktas que é uma mulher e que a desenhou na perfeição com uma essência bem feminina.

 Foram estes que escolhi para simples canecas personalizadas pelo motivo acima mencionado assim como poderiam ter sido outros que me estão a ajudar neste mesmo projecto.

Canecas personalizadas com trabalhos artisticos baseadas na personagem Zombierella criada pela minha amiga e baixista Svetlana Nagaeva pelos artistas Stefano Zattera (Itália), Ruben Pellejero (Espanha) e Ayse Maktas (Turquia)



Sempre ouvir dizer isto: "Coloca um pouco do que és no que fazes", logo decidi colocar trabalhos artisticos baseados em mim, na minha sobrinha mais nova Letícia e numa história que escrevi com a ajuda de artistas internacionais baseada numa mulher moderna do século XXI em mais canecas personalizadas para que as minhas memórias/recordações de quem sou ou do que faço fiquem sempre num qualquer objecto palpável


Canecas personalizadas com trabalhos artisticos baseadas em mim e na minha sobrinha mais nova Leticia pelos artistas Magdalena Minko (Polónia), John Kurokawa (Japão) assim como uma história que escrevi com ajuda dos artistas Mr ED (Argentina), Fidel Martinez Nadal e Pedro Espinosa (Espanha) e a artista Polaca Magdalena Minko

A major parte do tempo que vivo, vou sendo guiado por palavras ou frases como as que estão abaixo numa simples imagem em inglês que diz isto: "Imperfeição é beleza, loucura é genialidade e é melhor ser o mais ridiculo possivel do que simplesmente aborrecido."


Uma citação que adoro em inglês  

Gosto do sexo feminino.,trabalho com o sexo feminino na minha mente como inspiração,vivo com o sexo feminino, logo a citação abaixo descrita numa imagem de um simples ventilador de um dos quatro elementos naturais como é o caso do ar, acaba por ser a constatação de um facto do que todos os homens deveriam ser para com as suas mulheres numa simples frase:
"Simplesmente sou o teu o maior fã"


Algo útil e necessário nesta vida 

A continuar esta narrativa em posts futuros neste blogue onde mesclo quem sou com o que faço ou o que gosto sem qualquer tipo de pudor.
 Obrigado a todos os artistas internacionais que me ajudam em todos os projectos nos quais me envolvo com toda a minha essência.
 Um obrigado especial a todos os membros do sexo feminino com os quais comunico todos os dias.

Manuel Espirito Santo 

P.S: Abaixo coloco um video de um filme fabuloso chamado "Lost in Translation" de 2003 com realização da fabulosa realizadora norte-americana Sofia Coppolla, com interpretação dos actores também norte americanos Bill Murray e Scarlett Johansson, tendo como música de fundo "Just like Honey" da banda escocesa The Jesus and Mary Chain que é uma das músicas da minha vida dedicada a um membro do sexo feminino.




No comments:

Post a Comment