Tuesday, October 16, 2018

Uma narrativa em multimedia sobre uma autobiografia que estou a escrever


Escrever uma autobiografia não é um acto fácil de fazer.
No entanto e à luz duma lanterna faço-o.
Abaixo duma foto com a minha priminha Evinha que só tem 3 anos a segurar uma foto da minha gatinha Ilvie, segue um pequeno texto que escrevi sobre algo grave que aconteceu na minha vida em 2016 com inúmeras "caixinhas" feitas por inúmeras pessoas contra a minha pessoa e que me foi impedindo de desempenhar com acutilância o meu trabalho (que é quase todo mental/espiritual/emocional) até aos dias de hoje.


Citação do personagem Sandman do escritor inglês Neil Gaiman

 Tenho bem a noção do que ainda tenho e contra quem tenho de batalhar e não tenho qualquer tipo de medo de demônios físicos em "guerrinhas invisiveis" para quem as desconhece, pois tenho a perfeita noção da força que tenho e sempre tive emocional ou racional.

Citação do personagem Hellblazer criado pelo escritor inglês Alan Moore


Interlúdio com uma música genial dos Dust Brothers
num dos melhores filmes de sempre chamado "Fight Club" de 1999 do realizador David Fincher em pleno virar do século XX para o XXI com uma mensagem bem interessante sobre a vida e resiliência humana.






Fight club citação 


 
A Evinha com a Ilvie

Uma história verdadeira e real com toda a certeza finalizada com a frase "já não interessa" que me foi dita inúmeras vezes numa batalha desigual em pouco mais de dois anos contra inúmeras pessoas..
 Desde criança, talvez a mãe natureza decidiu colocar-me á prova....
 "Quando já nada interessa..."
 Perdes as tuas emoções, documentos e a tua gata de estimação chamada Ilvie estando adoentado e abandonado na rua... Já não interessa...
 Tentam matar-te... Já não interessa...
 Refazes a tua vida no teu canto com alguém... Já não interessa...
 És ajudado pela tua mãe e amigos de infância e adolescência... Já não interessa...
 Fazes manifestos, livros e exposições a nível mundial com artistas internacionais ao comunicares em vários idiomas... Já não interessa...
 Continuas a batalhar na vida com ilusão e emoção no teu trabalho nas tuas memórias e sonhos desde criança com montes de inimigos com imenso poder e vil metal que te tentam destruir e amigos que se tornam desconhecidos num qualquer acto de magia sem saberem duma qualquer realidade...Já não interessa...
 Tentas batalhar pelos teus direitos e pela tua família... Já não interessa...
 Fazes tudo pelos teus familiares mais queridos sejam crianças ou adultos tentando colocar um sorriso em todos eles... Já não interessa...
 Refugiaste no teu trabalho reconhecido a nível mundial.. Já não interessa...
 Afincadamente entregas o teu coração ao mundo... Já não interessa...
 Tentas tratar da tua saúde física... Já não interessa...
 Escreves sem parar enaltecendo o sexo feminino assim como o conceito de uma relação de seres humanos do sexo feminino e masculino e estás presente em todos os bons/maus momentos da tua família em união... Já não interessa...
 Estás sozinho várias vezes a falar com gente com muito mais poder e conhecimentos sobre leis que tu em vários papéis que desconheces... Já não interessa...
 Roubam-te todo o teu trabalho e o teu meio de sustento... Já não interessa...
 Amas a natureza e a tua cidade e todas as pessoas com as quais convives sempre sem sentimentos negativos de várias idades tentando mostrar quem és e sempre foste... Já não interessa...
 Não negas o teu passado ou o teu presente e sempre com ilusão no teu futuro... Já não interessa...
 Tentas pensar para ti mesmo "tudo interessa" e se vieste ao mundo, tens que colocar toda a tua força no mesmo, pois toda a gente te irá colocar obstáculos no mesmo devido a uma coisa chamada "dinheiro"...
 Pensas para ti mesmo: 
 "Talvez a natureza esteja a tentar colocar-me como uma mera árvore estática e com flores a caírem ao solo provenientes do teu corpo material".
 Esqueces a frase "já não interessa", pois o mínimo detalhe sempre contou para qualquer ser vivo nesta coisa chamada vida.
  Obrigado a todas as pessoas de ambos os sexos que na rua ou numa qualquer comunicação (fosse na internet ou na rua), me disseram algo tão simples como:
- Tudo interessa e tens que ser um super soldado...
 Obrigado especial ás minhas sobrinhas, sobrinhos, mãe, tias, primos, primas, amigos de todos os cantos do mundo, conhecidos, artistas internacionais de vários países que sempre viram que um simples rapaz nascido na mais bela cidade do mundo continua a ser um super soldado sempre gerido na dualidade razão e emoção....
 TUDO NUMA COISA CHAMADA "VIDA" DE FACTO INTERESSA...

Interlúdio 
A banda Portuguesa Mão morta interpretando uma música genial do albúm "Müller no hotel hessischer hof" de 1997 inspirada em contos do escritor alemão Heiner Müller que faleceu a 30 de Dezembro de 1995 (curiosamente o dia é o mês em que o seu corpo material deixou este planeta corresponde à minha data de nascimento).



Escritor alemão Heiner Müller

Heiner Müller - Hamlet maschine - peça teatral de 2017 pelo encenador norte americano Bob Wilson

Excerto de Hamlet máquina escrito por Heiner Müller em 1977 


Monólogo Feminino:
Ofélia (coro/Hamlet)
Eu sou Ofélia.
Aquela que o rio não conservou.
A mulher na forca. A mulher com as veias cortadas. A mulher com excesso de dose SOBRE OS LÁBIOS NEVE. A mulher com a cabeça no fogão a gás.
Ontem deixei de me matar.
Estou só com meus seios, minhas coxas, meu ventre.
Rebento os instrumentos do meu cativeiro - a cadeira, a mesa, a cama...
Destruo o campo de batalha que foi meu lar.
Escancaro as portas para que o vento possa entrar e o grito do mundo.
Despedaço a janela.
Com as mãos sangrando rasgo as fotografias dos homens que amei e que se serviram de mim na cama, na mesa, na cadeira, no chão.
Toco fogo na minha prisão.
Atiro minhas roupas no fogo.
Exumo do meu peito o relógio que era o meu coração.
Vou para rua, vestida em meu sangue.




Letra em português
Esta noite atravessava uma floresta a sonhar
Ela estava cheia de horror. Seguindo a cartilha
Os olhos vazios, que nenhum olhar compreende
Os bichos erguiam-se entre árvore e árvore
Esculpidos em pedra pelo gelo. Da linha
De abetos, ao meu encontro, através da neve
Vinha estalando, é isto um sonho ou são os meus olhos que a
vêem,
Uma criança de armadura, coiraça e viseira
A lança no braço. Cuja ponta faísca
No negro dos abetos, que bebe o sol
O último vestígio do dia uma seta de ouro
Atrás da floresta do sonho, que me faz sinal de morrer
E num piscar de olho, entre choque e dor,
O meu rosto olhou-me: a criança era eu.



Segunda citação do personagem Sandman criado pelo escritor inglês Neil Gaiman 


Continuando a desempenhar o meu trabalho da forma que me é permitida, vou conhecendo inúmeros artistas internacionais, como os exemplos, do artista norte americano Erik Von Erik e mulheres/artistas incríveis, fascinantes e sobejamente conhecidas a nível internacional como são os casos da artista finlandesa Terhi Ekebom ou da Russa Svetlana Zombierella Nagaeva com quem trabalho em vários projectos com mais de 100 artistas de diversos países assim como na presença dum gatinho que é da minha sobrinha mais nova Letícia, que se chama Mi gala (nome escolhido devido a ter pensado num animal de gala que pede toda a admiração de seres humanos) e que lhe foi oferecido pela minha mãe.
 Abaixo seguem imagens ilustrativas de obras de arte de artistas que mencionei anteriormente assim como uma narrativa ficcional com os mesmos com quem comunico noutros idiomas e com interlúdios multimedia.

Interlúdio 02 com uma música da banda musical espanhola Migala.




A observar um quadro de óleo estático a ilustrar um qualquer momento no tempo onde não escolho o vento ou o lamento como armas numa guerra invisivei com quartel e coloco gelo num qualquer vulcão em erupção.


Erik Von Erik - Gelo 

Com o Mi Gala - 01
Com o Mi Gala - 02
Com o Mi Gala - 02
Com o Mi Gala - 03

Erik Von Erik - Combustão 

Cigarreira, caneta e lápis decorados com o motivo da nobre arte da calçada Portuguesa 

Momento 01 

Vou pensando num trabalho da minha amiga e magnífica artista finlandesa Terhi Ekebom que me ofereceu um desenho da fase de crescimento de uma mulher para personalizar numa t-shirt e que irá dar aulas de arte na Rússia numa digressão e noutro projecto/livro que estou a escrever com a ajuda de mais de 50 artistas internacionais  sobre a personalidade da minha amiga Svetlana Zombierella Nagaeva que é uma compositora nascida na Rússia e que vai fazer uma digressão pelos Estados Unidos.
 Tenho a perfeita noção que a minha amiga Terhi nascida na Finlândia, para além de ser uma magnífica artista é uma grande mãe e inspira-se na natureza para desenvolver o seu trabalho e na minha modesta opinião é uma das melhores almas que conheci em toda a minha vida.
 Tenho também a mesma noção que ajudei a minha amiga Russa Svetlana quando andava algo "perdida" após ser despedida em Fevereiro deste ano da sua banda de sempre para a qual contribuiu com a sua imagem e belíssima presença durante mais de 10 anos dedido a um maschismo exacerbado e que os membros da banda onde ela actuava após verem a imagem dela com obras de arte por alguns dos melhores artistas contemporâneos internacionais com a minha ajuda e do conceito Invicta Indie Arts, a voltaram a contratar em Agosto deste ano.
 Tudo é bom quando acaba e termina num final perfeito numa qualquer curva nesta estrada chamada vida.

Svetlana num telefone análogico 

Obra de arte do artista norte americano Erik Von Erik baseado numa simples cabine telefónica

Com uma t-shirt personalizada baseada na personagem Zombierella pelo artista italiano Stefano Zattera


Obra de arte inspirada na minha amiga e compositora musical de origem russa Svetlana Zombierella Nagaeva pelo artista japonês Garbage which Burns 



Trabalho artístico da artista finlandesa Terhi Ekebom personalizado numa t-shirt com a qual me movimento

Momento - 02 

Uma citação de um dos livros da minha vida "diferença e repetição" do escritor francês Gilles Deleuze 


"O génio do eterno retorno não está na memória, mas no desperdício, no esquecimento tornado activo(...) 
Assim, a negação como consequência resulta da plena afirmação, consome tudo o que é negativo e consome-se a si próprio no centro móvel do eterno retorno. Se o eterno retorno é um círculo, é a Diferença que está no centro, estando o Mesmo apenas na circunferência - centro descentrado a cada instante, constantemente tortuoso, que gira apenas em torno do desigual.»
«A negação é a diferença mas a diferença 
vista do lado menor, de baixo. Invertida, vista de cima para baixo, a diferença é a afirmação. Mas esta proposição tem muitos sentidos: que a diferença é objecto de afirmação; que a própria afirmação é múltipla; que ela é criação, mas também deve ser criada, afirmando a diferença, sendo a diferença em si mesma. Não é o negativo que é o motor..." (Gilles Deleuze, Diferença e repetição, pags 120-121)



Por vezes perguntam-me porque é que não tenho fotos normais neste blogue ou em redes sociais e eu parto sempre de um estilo que adoro desde que era adolescente que é o expressionismo alemão, que foi um estilo cinematográfico dos anos 20, que se caracterizava pela distorção de cenários e personagens com recursos de fotografia com o objetivo de expressar a maneira como os realizadores viam o mundo.
 Eu gosto de expressão/mímica e personagens, pois nunca gostei muito de fotografias todas "bonitinhas", pois não consigo ver um mundo estático e sem a mínima expressão.
 A fotografia serve para comunicar o que nos vai na alma e não para agradar a gregos ou troianos nesta existência.



Gabinete das Figuras de Cera (Das Wachsfigurenkabinett, 1924, Alemanha, 65 min.) Realizado pelos artistas alemães Paul Leni, Leo Birinsky.




Interlúdio 03 - vídeo musical da banda norte americana Smashing Pumpkins titulado "Ava adore" e distribuído a nível internacional em 1998 no albúm "Adore" com uma clara e demonstrativa homenagem ao expressionismo alemão no mesmo.



Letra em inglês 
It's you that I adore
You'll always be my whore
You'll be a mother to my child
And a child to my heart
We must never be apart
We must never be apart
Lovely girl, you're the beauty in my world
Without you, there aren't reasons left to find
And I'll pull your crooked teeth
You'll be perfect just like me
You'll be a lover in my bed
And a gun to my head
We must never be apart
We must never be apart
Lovely girl, you're the murder in my world
Dressing coffins for the souls I've left to die
Drinking mercury to the mystery
Of all that you should ever leave behind
In time
In you, I see dirty
In you, I count stars
In you, I feel so pretty
In you, I taste God
In you, I feel so hungry
In you, I crash cars
We must never be apart
Drinking mercury to the mystery
Of all that you should ever seek to find
Lovely girl, you're the murder in my world
Dressing coffins for the souls I've left behind
In time
We must never be apart
And you'll always be my whore
'Cause you're the one that I adore
And I'll pull your crooked teeth
You'll be perfect just like me
In you, I feel so dirty
In you, I crash cars
In you, I feel so pretty
In you, I taste God
We must never be apart
Simplesmente sei que nasci no norte dum país à beira mar plantado na mais bela cidade do mundo, que não sou uma estrela, que sei bem as minhas origem e que sei contar no mínimo até mil, que adoro expressionismo alemão, o outono, ver os comboios a passar enquanto trago vestida uma t-shirt personalizada com um desenho de uma mulher pelo artista Canadiano Dave Cooper como se pode ver nas fotos abaixo.


01 
02

03
04 
05 

Obra de arte inspirada no Outono pelo artista Sul Coreano Kang Sang bok 

Interlúdio 04 - Vídeo musical da banda norte americana Pixies do álbum "Surfer Rosa" lançado a nível internacional em 1988



Letra no idioma inglês 
I've got something against you
I've got something against you
Here we go
I've got something against you
I've got something against you
I've got something against you
I've got something against you
I've got something against you
Oh yeah, I am one happy prick

Momentos capturados num simples dispositivo com obras de arte, palavras e emoção.


01

02

03

Muitas vezes dizem-me que sou muito rápido e outras vezes que ando devagar como se estivesse capturado num espelho a observar uma t-shirt com o personagem rato Mickey criado pelo artista americano Walt Disney e um trabalho artístico baseado em mim pelo artista Argentino Germán Genga.
Abaixo seguem imagens de algo em que acredito.


01
Frase do sábio Chinês Confúcio 
A observar a natureza 
Um pensamento escrito por mim numa foto 

Abaixo segue uma imagem ilustrativa de uma notícia que saiu a semana passada no jornal de notícias que é o diário matutino mais lido em Portugal e um pensamento sarcástico/irónico escrito por mim.
 "Esta notícia é falsa e tento constatar com factos:
 Um país que anda á espera dum rei há mais de 400 anos que ficou perdido no nevoeiro?
 Um país que adora telenovelas e redes sociais?
 Um país que trata os seus melhores habitantes como atrasados mentais?
 Não tem gente doente, mas sim pessoas que adoram essa maravilha a nível mundial que é o "FADO"....
 Por via das dúvidas, vou continuando a gostar de rock and roll....
 Não penso em Alcácer Quibir e vivo noutro lugar para todo o sempre."



Para finalizar esta pequena narrativa deixo abaixo um trailer de um filme que adoro do realizador norte americano Hal Harley chamado "Amateur" de 1994, protagonizado pelo actor norte americano
Martin Donovan (que sofre de amnésia no mesmo), pela actriz romena Elina Lowensson (que é a mulher do actor principal) que se dedicou ao submundo e pela actriz francesa Isabelle Huppert que desempenha o papel de uma ex freira com a genial música "water" do albúm "dry" da compositora inglesa PJ Harvey.







Letra em inglês "water" 
Water
Walking
Walking on water
Walking
Walking on for years, and years, and years
Taking it into my head
Living by the right lines
Reading what the very man said
Water
I'm walking
Walking on water
Walking
Walking on
Lying on eleven years
Taking it into my head
Mary, Mary drop me softly
Been reading what your very man said
Lying on eleven years
Taking it into my head
Leave my clothes on the beach
I'm walking down into the sea
Prove it to me
Prove it to me
Prove it to me
Now the water to my ankles
Now the water to my knees
Think of him, all waxy wings
Melted down into the sea
Mary, Mary, what your man said
Washing it all over my head
Mary, Mary, hold on tightly
Over water, under the sea
Wa-wa-wa-water
Wa-wa-wa-water
I'm walking
Walking on wa-wa-wa-water
I'm walking
Walking on wa-wa-wa-water
Walking
Walking on wa-wa-wa-water
Walking
Walking on wa-wa-wa-water


Compositora inglesa PJ Harvey


Obrigado a todos os artistas internacionais que me apoiam neste projecto, assim como no livro dedicado à personagem Zombierella ou à antologia "Lost in a Nordic Dream" que estou a compilar em livro com a ajuda de artistas nórdicos assim como a todos os artistas internacionais que me apoiam, apoiaram ou me irão apoiar em projectos desenvolvidos por mim com a minha alma na mais bela cidade do mundo.


Com uma t-shirt personalizada com um trabalho artístico baseado em mim pelo artista Argentino Mr Ed enquanto seguro um trabalho artístico do artista Canadiano Dave Cooper


Obrigado especial á minha priminha Evinha, à minha gatinha Ilvie, à minha sobrinha mais nova Letícia, ao gato Mi Gala, ao artista norte americano Erik Von Erik, ao Argentino MR Ed, ao Sul Coreano Kang Sang Bok, ao Japonês Garbagewhichburns, ao Canadiano Dave  Cooper, à finlandesa Terhi Ekebom, ao italiano Stefano Zattera e à minha amiga e compositora musical russa Svetlana Zombierella Nagaeva pelas imagens que ilustram esta narrativa.

Com a minha sobrinha mais nova Letícia 


Manuel 




No comments:

Post a Comment

A direct love speech from Ksenia into our shared heart

  - My Man , love of mine... - Being we fine... - There's our heart kind.. - Feelings inside.. - Not our mind... - There's our ride....