Wednesday, November 30, 2022

Um discurso directo entre uma mãe e uma filha na mais bela cidade do mundo

 


- Fantasmas não nos atormentam...
- São os espirítos que nos alimentam...
Vai dizendo a mãe para a filha.
Ao descer uma rua qualquer provida de energia, a filha busca para a mãe energia.
- Mais que a nossa essência interior...
- Sinto presença com amor...
- Desçemos a calçada...
- Tu e eu de mão dada...
- Língua maternal...
- Sabor desigual...
- Entrar num espaço...
- Absorver o teu abraço...
Ao subir uma rua a mãe volta a observar a filha enquanto lhe vai falando dum rio e duma ponte:
- Somos mais que uma fonte...
- Partilhamos um bolo...
- Sinto-te ainda pequenina no meu colo...
- Teu nome Português num laço familiar...
- Saber o poder de 9 meses ge gestação...
- Partilhando uma outra geração...
- Realidade como emoção...
- Enfâse na sensação...
- Voar nas asas da paixão...
A filha de repente entra numa loja e esquece o espelho vestindo um casaco da Tommy nada opaco enquanto volta a murmurar para a mãe:
- Não me fales disso...
- Vamos escutar uma música de Tom Jobim a Santa Catarina...
- Quero sentir-me novamente pequenina...
- Oferecer aos meus irmãos português chouriço...
- A vida não é um enguiço...
- Estamos na mais bela cidade do mundo...
- Sonho/realidade profundo...
- Guia que aparece...
- Tempo que desvanece...
- 2022 estórias...
- 11 memórias...
- Psicologia humana...
- Loja humana...
- Por ti tudo vou fazendo...
- És o meu contínuo innuendo...
A mãe entra em casa, pega numa salada, aquece água enquanto vai fritando carne numa  frigideira e vai pensando nisto:
- Filha à minha beira...
- Perto do Rio...
- Observando a Ponte e o Fio...
- Entrando num jardim...
- Majestoso e sem fim...
- Paragem : Trindade...
- Sendo tu a minha identidade...
A filha meio adoentada vai pensando para si mesma no seu corpo esguio:
- Tempo sombrio...
- Ruas que nos abraçam...
- Momento luzidio...
- Anos que passam...
A mãe sorri para ela e para um qualquer guia, murmurando na sua direção:
- Parte do meu coração...
- Toda eu emoção...
- Unidas numa única imortal/memorial sensação...
- Tempo que passa...
- Chuva que amassa...
- Sabendo eu que a minha língua materna...
- Envolve-se com a fraterna...
- Como se de repente...
- Estivessemos ambas num poema...
- Para todo o sempre...
- Descrevendo tudo um guia com uma simples pena...
- Estando eu e tu sempre presente...
A filha pensa e acaba por desligar o próprio pensamento acabando por sofrer um deslumbramento.
Volta a sussurrar para a sua mãe num antigo Mercado:
- Ficar alegre contigo...
- Escutando um qualquer fado...
- Não me interessa para nada o meu umbigo...
- Saida do teu ventre abraço o mundo...
- Demasiado profundo...
- Penso na minha vida calculada até ao mais infimo pormenor...
- Sabendo do teu eterno amor...
- Para mim cheio de cor...
- Voltamos ao Porto cidade...
- Desejo como naturalidade...
- Entrando no metro...
- Vagão de perto...
- Autocarro nada deserto...
- Contando os meus sonhos a um guia...
- Enquanto a noite abraça o dia...
- Nunca fico eu perdida a pensar...
- Pois sei que para sempre irei te amar...





No comments:

Post a Comment